TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA

ENTRE OS ABAIXO ASSINADOS  

 

SPAREKA, sociedade anónima simplificada com um capital social de 682.626,00 euros, com sede social em 233 rue Etienne Marcel - 93100 Montreuil, inscrita no Registo Comercial e Comercial de Bobigny sob o número 834 272 387, representada pelo seu Presidente, Geoffroy Malaterre, devidamente autorizada,

Empresa a seguir referida como " Spareka ",

 E

 Qualquer pessoa que se registe no site  www.spareka.pt para subscrever um ou mais serviços prestados através da Spareka

 A seguir referidocomo " Cliente "

A seguir referidos em conjunto como "Partes " ou separadamente como "Parte".

 

 

O objectivo destes Termos e Condições Gerais de Venda é regular a venda de Produtos a Clientes por Vendedores ou pela Spareka na plataforma de vendas online registada em www.spareka.pt

 

Artigo 0: -Definições

 

  • Beneficiário: deve designar a pessoa à qual os Produtos são dirigidos pelo Vendedor no contexto de uma Encomenda colocada na Plataforma.
  • Cliente : refere-se a qualquer pessoa física maior de idade ou pessoa jurídica com uma Conta de Cliente da qual tenha adquirido um produto oferecido para venda por um Vendedor ou pela Spareka através da Spareka Platform, sendo especificado que o Cliente pode ou não ser um Beneficiário do Produto, dependendo se fará uso pessoal do mesmo ou o oferecerá a um terceiro.
  • Código de acesso: refere-se ao par "identificador/password" utilizado pelos Clientes para se autenticarem e acederem ao seu Espaço Pessoal.
  • Pedido : refere-se a cada compra de um ou mais Produtos por um Cliente na Plataforma nas condições estabelecidas nestes Termos e Condições Gerais de Venda.
  • Conta Cliente: designa a conta pessoal do cliente a partir da qual faz e paga as Encomendas de Venda, consulta as informações relativas ao envio e entrega dos Produtos encomendados e faz perguntas relativas à Ordem de Venda.
  • Termos e Condições Gerais de Venda ou GTC: refere-se aos presentes termos e condições gerais de venda aplicáveis a qualquer venda de Produtos feita na Plataforma Spareka ao abrigo deste Contrato, que pode ser revisto ou modificado a qualquer momento pela Spareka.
  • Termos e Condições Gerais de Utilização ou GTCU : refere-se aos termos e condições gerais de utilização que regem o acesso e utilização do We bsite, disponíveis no URL e que podem ser revistos ou modificados a qualquer momento pela Spareka.
  • Dados : refere-se à informação introduzida no Espaço Pessoal do Cliente, sob sua total e completa responsabilidade, e armazenada nos servidores administrados pela Spareka.
  • Ficha de Produto: refere-se a toda a informação relativa aos Produtos oferecidos para venda na Plataforma (Características do Produto, preço, foto), criada, actualizada e modificada pelos Vendedores e Spareka como parte de um processo colaborativo.
  • Plataforma ou Plataforma Spareka: refere-se à plataforma técnica utilizada pela Spareka para colocar Vendedores e Clientes em contacto entre si com vista à celebração de contratos para a venda de Produtos de Vendedores e Spareka no Website, e disponível no endereço https://www.spareka.pt .
  • Payment Service Provider: refere-se ao fornecedor de serviços de pagamento aprovado, um parceiro da Spareka, através do qual todos os pagamentos feitos por um Cliente para qualquer Ordem colocada no Website são feitos através de um sistema de serviços de pagamento seguro que está em conformidade com os regulamentos atuais sobre serviços de pagamento.
  • Produto ou Produtos: refere-se aos produtos como peças sobressalentes, acessórios ou consumíveis que podem ser oferecidos para venda por um Vendedor através da Plataforma, enviados pelo Vendedor ao Beneficiário dentro dos limites dos estoques disponíveis.
  • Serviços : refere-se a todos os serviços prestados pela Spareka e, em particular, à rede para a venda de Produtos por vendedores parceiros, através da Spareka Platform
  • Website ou Site : refere-se ao site da Internet, propriedade da Spareka, incluindo todos os documentos ou páginas ligadas entre si por links de hipertexto, registados sob o endereço URL https://www.spareka.pt, e constituindo uma interface entre Vendedores que comercializam os seus Produtos e Clientes.
  • Serviço ao Cliente : refere-se a todas as pessoas encarregadas de tratar de qualquer solicitação dos Clientes (perguntas, reclamações, devoluções, etc.), antes, durante e após a encomenda realizada no site www.spareka.pt.

      Número de telefone : 0 899 700 502 (Serviço 0,80 euros / min + preço da chamada) ou um número gratuito disponível através do login na área de clientes  https://www.spareka.pt/contact

        Formulário de contato : www.spareka.pt

  • Spareka: refere-se à sociedade anónima simplificada com um único accionista, "Spareka", com um capital social de 591.329,00 euros, com sede social em 233 rue Etienne Marcel - 93100 MONTREUIL - França, inscrita no Registo Comercial e Comercial de Bobigny sob o número 834 272 387. A empresa Spareka é especializada na venda de peças de reposição e acessórios para eletrodomésticos, piscinas, corta-relvas e automação de portões de entrada e de garagem.
  • Utilizador : refere-se a qualquer Cliente ou Vendedor, ou mais geralmente a qualquer pessoa singular ou colectiva, agindo sozinha ou representando terceiros, que utilize o Website ou que navegue no Website.
  • Vendedor : designa qualquer pessoa física ou jurídica que tenha o estatuto de profissional e que ofereça para venda Produtos na Plataforma Spareka.
  • Visio Spareka : refere-se a todos os serviços de assistência de reparo oferecidos pela Spareka na plataforma

 

 

Artigo 1 - Generalidades

1,1     Descrição geral dos Serviços e informações prévias

Ao utilizar a Plataforma Spareka, o Cliente é devidamente informado de que a Spareka fornece serviços de matchmaking, e como tal, actua como agente dos Vendedores, e assim só intervém com o objectivo de permitir que os Vendedores vendam os seus Produtos.

Neste contexto, a Spareka apenas disponibiliza os Produtos do Vendedor aos Clientes de acordo com as informações fornecidas pelo Vendedor. Spareka não intervém no relacionamento entre o Cliente e o Vendedor, e o contrato de venda é celebrado somente entre o Vendedor e o Cliente. Spareka não pode ser considerada responsável pelas informações fornecidas pelo Vendedor. Todas as informações e características relacionadas com os Produtos aparecem no Site, com base nas informações fornecidas pelo Vendedor.

No caso da Spareka atuar como vendedor de Produtos na Plataforma, o Cliente é devidamente informado disso, e um contrato de venda será então celebrado diretamente entre a Spareka e o Cliente.

A utilização dos Serviços implica que o Cliente tenha uma conexão à Internet e equipamento informático adequado, cujos custos são independentes dos Serviços oferecidos pela Spareka e que são suportados exclusivamente pelo Cliente. A fim de permitir uma utilização óptima da Plataforma, é da responsabilidade do Cliente a utilização de navegadores e dispositivos actualizados. Spareka não será de forma alguma responsável por qualquer deterioração na qualidade da navegação no Site resultante destes elementos.

 

1,2Âmbito de aplicação

O Site está aberto a todos os países e territórios para os quais a entrega de encomendas é oferecida durante o processo de encomenda.

 

1,3     Aceitação por parte do Cliente

Ao registar-se no Site através da criação de uma Conta de Cliente, o Cliente está sujeito às presentes Condições Gerais de Venda, que declara aceitar na íntegra e sem reservas.

O Cliente reconhece também ter consultado as informações legais no Site antes do seu registo online.

 

Artigo 2 - Serviços

2,1     Inscrição

O registo na Plataforma é efectuado online directamente no Site após o Cliente ter completado o processo de identificação e preenchido de boa fé os dados pessoais fornecidos nos formulários de registo da Conta do Cliente. e sem reservas, bem como os que possam estar presentes em qualquer documento disponível no Site, integrados nestas condições gerais por referência e que regem a sua relação com terceiros, Vendedores e Spareka, durante o período de duração dos serviços prestados

O Cliente compromete-se a preencher de boa fé todos os campos obrigatórios nos formulários de registo, em particular o seu :

- apelido :

-         Nome(s) próprio(s) :

-         Endereço completo :

-         Data de nascimento

-         Endereço de e-mail

-         Telemóvel

Senha:

 

Ao se cadastrar, o Cliente certifica que :

  • Para indivíduos,

-         Ter idade legal

-         Dispor livremente do consentimento de cada um.

 

  • Para representantes de pessoas jurídicas :

-         Ter o direito legal de vincular a pessoa jurídica

-         Não estar sujeito a processos judiciais de recuperação ou liquidação.

 

2.2     Spareka tem o direito de saber

Para qualquer pedido de registo, Spareka tem o direito de rever e reserva-se o direito de recusar qualquer pedido de registo à Plataforma por qualquer razão, e em particular, sem que esta lista seja exaustiva, no caso de (i) uma pessoa física ou jurídica não concordar em cumprir com os Termos e Condições Gerais de Venda ou os Termos e Condições Gerais de Uso do Site, (ii) uma pessoa não preencher os formulários de registo por completo ou de boa fé ou não fornecer todos os documentos solicitados, (iii) uma pessoa cujo comportamento não esteja de acordo com o comportamento normal e correcto de um utilizador num Site na Internet.

 

2,3     Provisão da Conta do Cliente

2.3.1                    Criação da Conta do Cliente

Os clientes podem acessar sua conta pessoal ativando os parâmetros de conexão (endereço de e-mail e senha escolhidos por eles no momento de seu registro nos serviços), que são ativados a partir da validação pela Spareka de seu registro no Site. Para isso, no final do processo de registo, o Cliente recebe um e-mail contendo um link de activação ou uma página de confirmação de encomenda oferecendo a criação/modificação de uma senha (quando a conta do cliente é criada durante o processo de compra). Cabe a ele clicar no referido link para confirmar o seu registo nos Serviços e assim activar a sua Conta de Cliente.

Portanto, é da responsabilidade do Cliente verificar a validade do endereço de e-mail fornecido no formulário de registro, na medida em que este e-mail seja um elemento de identificação para a Conta do Cliente e verificar as regras de filtragem do seu sistema de e-mail, a fim de evitar que e-mails enviados pela Spareka sejam tratados como spam. Spareka não pode ser responsabilizada por qualquer endereço de e-mail incorreto ou falha na verificação das regras de filtragem.

 

2.3.2                    Responsabilidade pelas configurações de conexão

Cada Cliente é obrigado a manter a confidencialidade dos seus parâmetros de conexão (login e senha).

O cliente é responsável por todas as utilizações que possam ser feitas da sua conta de cliente, quer tenha ou não autorizado de facto ou expressamente. O Cliente está proibido de ceder, emprestar ou transferir os seus Códigos de Acesso a terceiros ou permitir que terceiros acedam à sua conta.

O Cliente compromete-se ainda a :

-         notifique imediatamente a Spareka no caso de qualquer uso indevido de suas configurações de login ou conta ou qualquer outra violação de segurança;

-         certifique-se de que eles deixaram sua conta no final de cada sessão através do link "Logout" fornecido.

A fim de garantir que os seus dados sejam o mais seguros possível, cabe a cada Cliente alterar regularmente o código confidencial que escolheu para si aquando do registo para os serviços e garantir que o seu código é composto por letras e números de comprimento suficiente.

 

Artigo 3 - Apresentação dos Produtos na Plataforma

3.1     Informações sobre o produto

Cada Produto oferecido para venda na Plataforma Spareka é descrito numa Ficha de Produto no Site, que contém, mas não está limitado a

-         A descrição do Produto e as suas características essenciais;

-         Informação sobre os Vendedores, ou, na sua falta, informação de que o Produto é vendido pela Spareka ;

-         O preço do Produto e quaisquer custos de envio;

-         As condições de envio dos Produtos.

 

É lembrado que para a venda dos Produtos do Vendedor, toda a informação é fornecida pelo Vendedor à Spareka, que apenas a retranscreve na Plataforma com a finalidade de colocar os Produtos do Vendedor à venda através da Ficha de Produto. Como resultado, a informação relacionada com os Produtos é da exclusiva responsabilidade do Vendedor, e a Spareka não será de forma alguma responsabilizada por quaisquer erros ou incompletude na informação fornecida.

 

3,2Preços

O preço dos Produtos ou do Visio Spareka é exibido em Euros no site, incluindo todos os impostos. Os custos de envio da Encomenda do Cliente não estão incluídos no preço indicado e devem ser informados ao Cliente, incluindo o IVA, antes da validação final da Encomenda.

No caso de uma encomenda para um país que não seja a França metropolitana, o Cliente é o importador do(s) Produto(s) em questão. Para todos os produtos enviados para fora da União Europeia e para os departamentos e territórios ultramarinos franceses, o preço será calculado automaticamente, sem impostos, na factura. Podem ser pagos direitos aduaneiros, outros impostos locais, taxas de importação ou impostos estaduais. Estes impostos e taxas permanecem às custas do Cliente e são da exclusiva responsabilidade do Cliente, sem que a Spareka possa ser responsabilizada de qualquer forma a este respeito.

Spareka se reserva o direito de modificar seus preços a qualquer momento, mas se compromete a aplicar os preços em vigor no momento da validação da Ordem pelo Cliente.

 

3,3     Disponibilidade do produto

As ofertas de Produtos são válidas desde que sejam visíveis no Website dentro dos limites dos stocks disponíveis.

A informação sobre a disponibilidade dos Produtos é exibida no Website em tempo real. A informação "em reserva" significa que pelo menos uma cópia está na reserva. Esta informação é dada a título indicativo e pode estar sujeita a erro, corrigido durante os inventários. Em particular, Spareka lembra que, no contexto da venda dos Produtos do Vendedor, o Vendedor é o único responsável na sua qualidade de vendedor dos Produtos pela sua disponibilidade. Spareka não será de forma alguma responsabilizada pela divulgação pelo Vendedor de informações errôneas sobre a disponibilidade dos Produtos.

Caso o Produto encomendado não esteja disponível, e caso a Spareka seja um vendedor, a Spareka compromete-se a entregar o Produto encomendado no prazo máximo de 30 dias após a validação da Encomenda.

Para as ofertas de Produtos do Vendedor, o Vendedor é o único responsável pela gestão do seu stock de Produtos, e a Spareka não pode ser responsabilizada no caso de o Vendedor não ter actualizado o seu catálogo.

Em qualquer caso, e em conformidade com as disposições dos artigos L 216-2 e L 216-3 do Código do Consumidor francês, em caso de indisponibilidade do Produto encomendado, o Cliente tem o direito de ser reembolsado do preço do Produto encomendado no prazo de 14 dias após o seu pedido, fazendo o seu pedido directamente à Spareka ou ao Vendedor.

 

Artigo 4 - Método de colocação de pedidos

4,1     Validação do pedido

Para comprar um ou mais Produtos ou um Spareka Visio no Site, o Cliente selecionará cada Produto que deseja comprar e os adicionará ao seu " Basket ".

Após verificar o conteúdo da encomenda no seu " Carrinho de Compras " , o Cliente deverá confirmar o conteúdo do seu " Carrinho de Compras " e colocar a encomenda. O Cliente será então redireccionado para uma página que resume os detalhes dos Produtos seleccionados, os seus preços e as opções de entrega com o valor dos custos de entrega em questão. O Cliente irá escolher as opções de entrega, bem como as formas de envio e pagamento.

O Cliente deverá então confirmar a sua encomenda introduzindo os seus dados de contacto, tendo primeiro lido e aceite sem reservas todas as presentes Condições Gerais de Venda. É especificado que nenhuma Encomenda será validada e levada em consideração pela Spareka se um dos campos " informação obrigatória " no formulário de Encomenda não for preenchido pelo Cliente.

Depois de confirmar o conteúdo da Encomenda, o Cliente deverá validá-la através do pagamento. O Cliente reconhece e aceita que esta validação final da Encomenda e o " duplo clique " , implicam a aceitação irrevogável da Encomenda e a consequente obrigação de pagamento à Spareka, sujeitas aos limites estabelecidos nestes Termos e Condições Gerais de Venda.

A encomenda só será definitivamente validada pela Spareka após o pagamento do preço correspondente ao(s) Produto(s) encomendado(s), ou seja, após a recepção da autorização bancária para débito no caso de pagamento online por cartão de crédito.

 

4,2     Pagamento da Ordem

O pagamento é feito nos servidores do banco seguro do fornecedor de pagamentos Spareka. Isto implica que nenhuma informação bancária relativa ao Cliente é transmitida através do Website. O pagamento por cartão de crédito é, portanto, perfeitamente seguro. A Encomenda será registrada e validada assim que o banco aceitar o pagamento. Se a transação não for validada pelo banco, por qualquer motivo, técnico ou bancário, a Encomenda é automaticamente cancelada. Nenhum dado de cartão de crédito do cliente é armazenado no Website.

 

Artigo 5 Entrega

5,1Métodos de entrega

Os produtos são enviados pelo Vendedor ou pela Spareka para o endereço indicado pelo Cliente durante o processo de Pedido e de acordo com os termos e condições especificados no Site.

Para qualquer compra de Produtos do Vendedor, é responsabilidade do Vendedor organizar o transporte dos Produtos, sendo o Vendedor o único responsável pelas operações de transporte dos Produtos, bem como por quaisquer danos que possam ocorrer aos Produtos durante uma fase de transporte. A Spareka não pode de forma alguma ser considerada como a guardiã dos Produtos do Vendedor que nunca passam pelos armazéns da Spareka, em nenhum momento durante o processo de venda.

 

5,2     Prazos de entrega

5.2.1    Compra de produtos de um vendedor

Para todas as compras de produtos de um Vendedor, o Cliente será informado dos prazos de entrega ao validar a encomenda, cabendo ao Cliente escolher o método de entrega desejado.

É lembrado que a Spareka não intervém de forma alguma na gestão dos stocks de Produtos do Vendedor que nunca passam pelos armazéns da Spareka. Sob estas condições, Spareka não pode ser responsabilizada por qualquer atraso nos prazos de entrega anunciados, e é responsabilidade do Cliente comunicar qualquer dificuldade com a entrega.

Em qualquer caso, o Cliente será informado por e-mail assim que os Produtos forem enviados.

 

5.2.2        Compra de Produtos vendidos pela Spareka

Spareka faz todos os esforços para respeitar os prazos de entrega indicados ao Cliente quando a Encomenda é validada. Todos os prazos de entrega são calculados em dias úteis e executados a partir da data da validação final da Encomenda pela Spareka.

Os prazos de entrega incluem o tempo necessário para processar, preparar e despachar a Encomenda do Cliente, mais o prazo de entrega da transportadora, serviços prestados por terceiros. A este respeito, a Spareka compromete-se a enviar os Produtos disponíveis em reserva dentro de um (1) a dois (2) dias úteis. O tempo de entrega é variável, dependendo da hora do dia em que a Encomenda é feita.

A título indicativo, os prazos médios de entrega anunciados pela transportadora de acordo com o método de entrega e o local de entrega são os seguintes :

  • Colissimo: 2 dias úteis para a França metropolitana
  • TNT: 1 dia útil para a França metropolitana
  • DHL: 2 a 5 dias úteis para a Europa
  • DHL Express: 1 dia útil para a Europa (exceto para alguns destinos: 2 dias)
  • CORREIO REGISTADO EUROPA: 3 a 6 dias úteis para a Europa
  • CORREIO REGISTADO França: 2 a 5 dias úteis para a França metropolitana

Como a entrega é efetuada por um terceiro prestador de serviços, podem ocorrer atrasos em relação aos horários indicados ao Cliente no momento da validação da Encomenda. Neste caso, o Cliente pode informar a Spareka. A pedido do Cliente, a Spareka solicitará ao prestador de serviços que abra uma "investigação", para a qual o tempo máximo de resposta é de duas semanas. Dependendo da resposta fornecida pelo prestador de serviços, a Spareka acompanhará as reclamações do Cliente de acordo com os termos definidos abaixo :

  • "Pacote perdido": reenvio para o Cliente, ao custo total da Spareka ;
  • "Pacote entregue": sem reenvio da Spareka ;
  • "Pacote em redirecionamento", "Pacote devolvido ao remetente" : Spareka espera a devolução da encomenda para compreender as razões da não entrega e para determinar o procedimento a seguir.

Em qualquer caso, se os prazos de entrega indicados na encomenda forem ultrapassados, e excepto nos casos em que o atraso na entrega seja devido a força maior, tal como definido pela lei francesa, o Cliente pode cancelar a encomenda contactando a Spareka através do formulário de contacto em  https://www.spareka.pt/contact ou por telefone em : 0 899 70 05 02, depois de ter informado pela primeira vez  deste atraso e permitir à Spareka responder dentro de um prazo razoável. O reembolso da encomenda será efetuado em um prazo máximo de catorze (14) dias após a data do cancelamento do contrato pelo Cliente.

 

5,3     Transferência de risco e propriedade

Os Produtos encomendados viajam por conta e risco do Vendedor ou da Spareka, dependendo se o Vendedor ou a Spareka está na origem da venda dos Produtos. Em todos os casos, os riscos relacionados com os Produtos são transferidos para o Cliente no dia da entrega, que é reconhecido como estando em conformidade e completo pelo Cliente 

Os Produtos encomendados continuam a ser propriedade do Vendedor ou da Spareka até ao pagamento integral do preço pelo Cliente.

 

Artigo 6 Direito de retratação

6.1Âmbito de aplicação

No que diz respeito aos Produtos ou Visio Spareka comercializados na Plataforma, e com excepção das excepções enumeradas abaixo, o Cliente tem o direito de retirar e devolver o(s) Produto(s) e/ou Visio Spareka no prazo de catorze (14) dias claros após a entrega dos Produtos, em conformidade com as disposições do artigo L 221-18 e seguintes.

Para exercer o seu direito de retractação, o Cliente deve notificar o seu desejo de retractação através da sua Conta Cliente.

Em conformidade com o artigo L 221-25 do Código do Consumidor, o Cliente que solicitar a execução de um serviço antes do fim do prazo de rescisão pode, no entanto, exercer o seu direito de rescisão nas condições definidas no artigo 6.3 das presentes Condições Gerais de Venda.

Em aplicação do artigo L 221-28 do Código do Consumidor francês, o Cliente é informado de que certos Produtos não podem ser objecto de um direito de retractação. Eles incluem :

A prestação de Serviços que são integralmente executados antes do final do período de retratação e cuja execução teve início após o consumidor ter dado o seu consentimento expresso prévio e renunciado expressamente ao seu direito de retratação;

O fornecimento de Produtos que são susceptíveis de se deteriorar rapidamente;

O fornecimento de Produtos que, após a entrega e pela sua natureza, são indissociáveis de outros artigos;

Trabalhos de manutenção ou reparação a realizar com urgência na casa do cliente e expressamente solicitados pelo mesmo, dentro do limite das peças de reposição e dos trabalhos estritamente necessários para responder à emergência;

O fornecimento de gravações de áudio ou vídeo ou de software de computador quando estas tiverem sido liberadas pelo Cliente após a entrega;

O fornecimento de conteúdo digital não fornecido num suporte material, cuja execução teve início após o acordo prévio expresso do cliente e a renúncia expressa ao seu direito de retratação.

 

6.2     Como exercer o direito de retractação

Para exercer o seu direito de rescisão, o Cliente deve notificar a sua intenção de rescisão no Site através das instruções e formulários disponíveis para o efeito.

Para exercer o direito de retractação, o Cliente deve ter previamente aceite a entrega da Encomenda, seguir o processo de retractação de acordo com as instruções disponíveis no Site e devolver o Produto de acordo com as instruções que lhe foram dadas.

Spareka chama a atenção do Cliente para o fato de que os Produtos devem ser devolvidos em perfeito estado, na sua embalagem original, acompanhados de todos os acessórios e instruções, bem como da fatura ou nota de entrega. Em caso de descumprimento, o Cliente perderá o seu direito de retratação e os Produtos lhes serão devolvidos às suas custas. Sob estas condições, a Spareka chama a atenção do Cliente para o fato de que os Produtos vendidos no Website são peças de reposição que precisam ser manuseadas com cuidado.

Os custos de devolução dos Produtos ficam a cargo do Cliente. A fim de garantir o acompanhamento dos Produtos devolvidos, Spareka recomenda que os Clientes devolvam os Produtos pelo "Colissimo expert" (encomenda rastreada com assinatura no momento da recepção). A Spareka não é de forma alguma responsável pela entrega de produtos devolvidos.

Em conformidade com as disposições do artigo L 221-23 do Código do Consumidor, o Cliente deve devolver o(s) Produto(s) no prazo de catorze (14) dias após informar a Spareka da sua decisão de retratação.

 

6,3     Reembolso

No caso do Cliente exercer o seu direito de retirada, a Spareka, na sua qualidade de terceiro de confiança, reembolsará o valor total do pagamento efectuado pelo Cliente, ou seja, o preço de compra dos Produtos e os custos de entrega. De acordo com as disposições do artigo L 221-24 do Código do Consumidor, a Spareka se compromete a reembolsar o Cliente dentro de um prazo máximo de 14 (quatorze) dias a partir da data em que o direito de rescisão foi exercido pelo Cliente. O Cliente é informado de que esta data de reembolso pode ser adiada até que o Produto em questão tenha sido recuperado ou até que o Cliente tenha fornecido ao Vendedor e à Spareka simultaneamente com a prova de envio do Produto.

O reembolso será feito pela mesma forma de pagamento utilizada pelo Cliente.

No caso do Cliente que tenha solicitado a execução de um Spareka Visio antes do fim do período de retractação desejar exercer o seu direito de retractação, Spareka tem o direito de exigir de volta o valor correspondente ao serviço prestado até a comunicação da sua decisão de retractação, desde que Spareka tenha recebido o pedido expresso do Cliente para a execução do serviço durante o período do seu direito de retractação.

 

Artigo 7 Conformidade da Encomenda

7.1     Apresentação dos Produtos na Plataforma

A maioria dos Produtos vendidos na Plataforma são representados fotograficamente. A Spareka deve envidar os seus melhores esforços para assegurar que esta representação dos Produtos seja tão precisa quanto possível, e deve assegurar que os Vendedores também envidem os seus melhores esforços para este efeito. Entretanto, Spareka chama a atenção do Cliente para a possibilidade de que a percepção do Cliente sobre o Produto possa não corresponder exatamente ao Produto em si. Caso este elemento constitua para o Cliente uma característica essencial do Produto encomendado, o Cliente terá a possibilidade de o devolver exercendo o seu direito de retractação.

Da mesma forma, todos os Produtos vendidos na Plataforma são acompanhados de uma descrição das suas características essenciais através da Ficha de Produto, incluindo :

informações sobre a compatibilidade do Produto ;

uma descrição técnica do Produto ;

informações técnicas sobre o Produto.

A este respeito, Spareka chama particularmente a atenção do Cliente para a necessidade de estar vigilante ao fazer um pedido. Todos os Produtos colocados à venda no Site são peças de reposição que devem ser manuseadas com cuidado, respeitando a sua compatibilidade com os aparelhos domésticos, piscinas, cortadores de relva, portões ou portas de garagem a que se destinam. A Spareka não será responsabilizada em caso algum por qualquer dano resultante da utilização dos Produtos fora das instruções apresentadas no Website. Se tiver alguma dúvida sobre um Produto, pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Spareka, por telefone, ou através do formulário de contato.

 

7,2Acondicionamento dos Produtos na entrega

Ao receber a Encomenda, e antes de assinar a nota de entrega ou transporte, o Cliente deve verificar a conformidade da encomenda e a quantidade do(s) Produto(s) encomendado(s). A este respeito, a Spareka lembra ao Cliente que os Produtos encomendados no Site são peças de reposição que precisam ser manuseadas com cuidado. A Spareka recomenda, portanto, que o Cliente seja particularmente vigilante ao desembalar os Produtos encomendados, o que implica tomar todas as precauções necessárias para não danificar os referidos Produtos. A Spareka reserva-se o direito de recusar a devolução de um Produto caso o Cliente não tenha manifestado qualquer reserva no momento da entrega e/ou se for evidente que o Produto foi danificado após a entrega.

No caso de, no momento da entrega pelo transportador, o Cliente constatar que a embalagem original está danificada, rasgada ou aberta, deverá proceder a uma verificação escrupulosa dos Produtos entregues. Caso se verificar que os Produtos foram danificados, o Cliente deverá recusar a entrega da encomenda e registar uma reserva na nota de entrega. Após a recepção do pacote e verificação do seu estado, a Spareka entrará em contato com o Cliente para concordar com o próximo passo.

No caso de a verificação da encomenda por parte do Cliente revelar uma ou mais anomalias no Produto, o Cliente deve expressar as reservas necessárias, de forma detalhada, legível e o mais precisa possível. Neste caso, o Cliente deve solicitar uma devolução da Spareka nas condições definidas no artigo 8.3 dos presentes Termos e Condições Gerais de Venda. Mediante a real constatação dos defeitos pela Spareka, o Cliente pode solicitar:

ou a substituição do Produto encomendado por um Produto idêntico dentro dos limites das reservas disponíveis ;

ou a substituição do Produto encomendado por um Produto de qualidade e preço equivalentes, dentro dos limites das reservas disponíveis ;

ou um reembolso do preço do Produto.

Os custos de devolução do Produto defeituoso, bem como a possível entrega de outro Produto, serão de responsabilidade da Spareka.

 

7,3     Visio Spareka

Da mesma forma, se um Cliente verificar que o serviço Visio Spareka que lhe é prestado não corresponde ao serviço encomendado, deve informar a Spareka para concordar com a acção a ser tomada em conformidade com as condições definidas no artigo 8 destas Condições Gerais de Venda.

 

7,4     Amostragem

No contexto de operações promocionais em nome dos parceiros da Spareka, a Encomenda do Cliente pode ser acompanhada por amostras promocionais. Estas amostras não podem, de forma alguma, ser consideradas como um acessório da Encomenda, e como tal, não são sistemáticas. Em todo caso, apenas uma amostra por pessoa e por encomenda é distribuída. Nenhuma reclamação será levada em conta pelo Serviço de Atendimento ao Cliente a este respeito.

 

Artigo 8 Garantias legais

8.1.Garantia legal de conformidade

O Cliente tem a garantia legal de conformidade nas condições dos artigos L 217-4 e seguintes do Código do Consumidor.

O Cliente tem um período de dois (2) anos a partir da entrega do Produto para reclamar a garantia legal de conformidade. Salvo prova em contrário, presume-se que os defeitos de conformidade que surjam no prazo de vinte e quatro (24) meses após a entrega do Produto ou, no caso de Produtos em segunda mão, no prazo de seis (6) meses após a entrega do Produto, já existiam no momento da entrega. O Cliente está, portanto, isento de provar a falta de conformidade.

Em caso de falta de conformidade, o Cliente pode escolher entre reparar ou substituir o Produto, sujeito às condições de custo previstas no artigo L 217-9 do Código do Consumidor francês.

Recorda-se que a garantia legal de conformidade se aplica independentemente de qualquer garantia comercial subscrita pelo Cliente.

Artigo L 217-4 do Código do Consumidor

O vendedor deverá entregar as mercadorias em conformidade com o contrato e será responsável por qualquer falta de conformidade existente no momento da entrega. Ele também será responsável por qualquer falta de conformidade resultante da embalagem, das instruções de montagem ou da instalação quando esta última tiver sido feita sob sua responsabilidade através do contrato ou tiver sido realizada sob sua responsabilidade. ""

Artigo L 217-5 do Código do Consumidor

O produto está em conformidade com o contrato:

1° Se estiver adequado para o propósito normalmente esperado de bens semelhantes e, em caso afirmativo:

- se corresponde à descrição dada pelo vendedor e tem as qualidades que o vendedor apresentou ao comprador sob a forma de amostra ou modelo;

- tem as qualidades que um comprador pode legitimamente esperar, tendo em conta as declarações públicas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem;

2° Ou se tiver as características definidas de comum acordo entre as partes ou se for adequado para qualquer fim especial procurado pelo comprador, levado ao conhecimento do vendedor e aceite por este último. ""

Artigo L 217-12 do Código do Consumidor

" . A ação resultante da falta de conformidade prescreverá após dois anos da entrega da mercadoria .

Artigo L 217-16 do Código do Consumidor

" Quando o comprador pede ao vendedor, no decurso da garantia comercial que lhe foi concedida no momento da aquisição ou reparação de um bem móvel, uma reparação coberta pela garantia, qualquer período de imobilização de pelo menos sete dias deve ser acrescentado à duração da garantia que ficou por executar.

Este prazo começa a correr a partir da data do pedido de intervenção do comprador ou da data em que a mercadoria em questão é disponibilizada para reparação, se a mercadoria for disponibilizada após o pedido de intervenção. ""

 

8,2     Garantia de defeitos ocultos

O Cliente beneficia da garantia legal contra defeitos ocultos, nas condições previstas nos artigos 1641 e seguintes do Código Civil.

No caso de uma garantia contra defeitos ocultos, o cliente tem a opção de devolver o item e ter o valor pago devolvido, ou manter o item e ter parte do valor devolvido.

Artigo 1641 do Código Civil

" O vendedor está vinculado pela garantia de defeitos ocultos no produto vendido, que a tornam impróprio para o uso a que se destinava, ou que diminuem de tal forma esse uso que o comprador não a teria adquirido, ou só teria dado um preço mais baixo por ele, se tivesse tido conhecimento deles. "

Artigo 1648º, nº1, do Código Civil

" A ação resultante de defeitos redibitórios deve ser proposta pelo comprador dentro de dois anos após a descoberta do defeito. 

 

8,3     Implementação de garantias legais

No caso do Cliente desejar invocar as garantias legais, deverá fazer um pedido através do formulário de contacto disponível no Site e seguir o procedimento de devolução da mercadoria sob garantia previsto para o efeito.

Spareka chama a atenção do Cliente para o fato de que a implementação de garantias legais pressupõe que o Produto seja utilizado em condições normais de operação. A este respeito, a Spareka lembra ao Cliente que é necessário ler cuidadosamente as instruções anexas aos Produtos para que os Produtos sejam utilizados de acordo com a sua finalidade, e em conformidade com as precauções básicas de segurança. Quando apropriado, recomenda-se o uso de equipamento de proteção individual ao utilizar os Produtos. A Spareka não será responsabilizada, em hipótese alguma, por qualquer dano resultante da utilização dos Produtos que não respeite as instruções contidas nos avisos e documentos anexos aos Produtos.

 

8,4     Exclusão de garantias

Estão excluídos da garantia os produtos que tenham sido modificados, reparados, danificados, não utilizados em condições normais de utilização ou sujeitos ao desgaste normal devido à utilização, pelo Cliente ou por qualquer outra pessoa não autorizada pelo fabricante do referido Produto.

O estado das baterias fornecidas com os Produtos vendidos não é garantido. As baterias fornecidas com os Produtos são baterias de teste, e não são consideradas como estando em novas condições. Nenhuma reivindicação a este respeito será considerada.

A substituição de baterias, peças de desgaste e consumíveis não está coberta pelas garantias.


Artigo 9 Garantia comercial

Spareka oferece ao Cliente a possibilidade de subscrever uma garantia comercial no momento da compra, assinalando a caixa " Adicionar a extensão da garantia " ao validar o carrinho. A garantia comercial é opcional e não substitui as garantias legais previstas no artigo 8 dos presentes Termos e Condições Gerais de Venda.

Em caso de subscrição da garantia comercial, o Cliente usufruirá de uma prorrogação adicional de garantia de 12 meses a partir do termo do prazo legal de 2 anos previsto no artigo L 217-12 do Código do Consumo francês.

Os procedimentos de implementação da garantia comercial são idênticos aos estabelecidos no artigo 8.3 dos presentes Termos e Condições Gerais de Venda.

 

Artigo 10 - Troca por produtos vendidos pela Spareka

A fim de evitar qualquer erro na escolha da Encomenda, a Spareka recomenda que o Cliente seja particularmente atento no que diz respeito às características do Produto encomendado, e em particular no que diz respeito às informações relativas à compatibilidade do Produto. A este respeito, e a fim de evitar qualquer erro na escolha do Produto encomendado, o Serviço de Atendimento ao Cliente da Spareka permanece à disposição do Cliente para qualquer questão relacionada aos Produtos.

No entanto, se apesar destas precauções, ocorrer um erro na encomenda, o Cliente tem a opção de trocar o Produto encomendado no prazo de trinta (30) dias a partir da data de entrega do Produto. Este procedimento de troca implica que o Produto inicialmente encomendado pelo Cliente seja substituído por outro Produto, não devendo ser confundido com o exercício do direito de retratação previsto no artigo 6 das presentes Condições Gerais de Venda, que permite o cancelamento da compra.

Spareka chama a atenção do Cliente para o fato de que esta opção de troca só se aplica a Produtos vendidos pela Spareka. Para os Produtos do Vendedor, é da responsabilidade do Cliente verificar as condições gerais do Vendedor.

 

10.1.Termos de troca

A fim de exercer o seu direito de trocar produtos Spareka, o Cliente deve fazer um pedido prévio usando o formulário disponível para este fim no Site. Se a Spareka não responder dentro de dois (2) dias úteis, o Cliente deve contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente por telefone (número disponível na fatura). Na ausência de uma nova resposta, o Cliente deve fazer o seu pedido de troca por carta registada com aviso de recepção para o endereço da sede social: Spareka - Echange CGV - 233 rue Étienne Marcel 93100 MONTREUIL.

Após o pedido do Cliente, se o Serviço de Atendimento ao Cliente da Spareka autorizar a devolução do Produto em troca, o Cliente receberá um número de Autorização de Devolução de Mercadoria (RMA) válido por oito (8) dias e deverá enviar o Produto à Spareka juntamente com uma cópia da fatura ou nota de entrega emitida com o Pedido. Se o cliente devolver o Produto fora dos oito (8) dias claros de validade do número RMA ou sem um número RMA, a devolução do Produto não será considerada. Para a devolução do Produto, o Cliente deve pagar primeiro oito (8) euros incluindo o IVA.

O Produto deve ser devolvido em perfeitas condições, na sua embalagem original intacta. Deve ser acompanhado de todos os seus acessórios, se for o caso. Caso contrário, a troca não poderá ser implementada e o Produto será devolvido ao Cliente às suas custas.

 

10,2  Taxa de permuta

Se o Cliente exercer o direito de trocar o Produto no prazo de catorze (14) dias após a entrega da sua encomenda, o custo da devolução do Produto será suportado pelo Cliente. Se o Produto não puder ser trocado (produto obsoleto, fora de estoque, etc.), o Cliente será reembolsado do valor de sua Encomenda de acordo com o método de pagamento utilizado no momento da Ordem.

Se o Cliente exercer o seu direito de troca entre o décimo quinto (15) e o trigésimo (30) dia após a entrega da sua encomenda, o custo da devolução dos Produtos será suportado pelo Cliente, sendo aplicada uma taxa fixa de manipulação de dez (10) euros (incluindo impostos) a cada operação de troca. Estes dez (10) euros são utilizados para o novo envio e para a verificação dos Produtos devolvidos. Isto também se aplica a Encomendas com envio gratuito: o envio só é oferecido uma vez por encomenda. Se for impossível a troca do Produto (produto obsoleto, fora de stock, etc.), será oferecida ao Cliente uma nota de crédito válida por um (1) ano em todo o Site (voucher com valor de compra), pelo montante da sua Encomenda, da qual serão deduzidos dez (10) Euros (incluindo IVA) para compensar o custo do envio inicial e a verificação dos Produtos devolvidos.

Quando o procedimento de troca é implementado, a Spareka recalcula o valor dos novos Produtos e a nova entrega (preço total da nova encomenda no site) e, se necessário, solicita o pagamento adicional do cliente. Se os novos Produtos enviados forem mais baratos, o reembolso da diferença é enviado ao Cliente por cartão de crédito, de acordo com o método de pagamento utilizado para a encomenda inicial.

Artigo 11 Serviço ao cliente

Para qualquer pedido relativo à utilização dos Produtos ou à implementação das garantias legais, o Cliente pode contactar gratuitamente o Serviço de Atendimento ao Cliente por telefone (de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h00 e sábado das 9h00 às 13h00), fazendo o login na sua área de cliente https://www.spareka.pt/contact  e por telefone no 0 899 700 502 (Serviço 0,80 euros / min + custo da chamada) de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h e sábado das 9h às 13h.

 

Artigo 12º - Angariação de votos

Em conformidade com o artigo L 223-2 do Código do Consumidor francês, o Cliente é informado de que tem a possibilidade de se inscrever gratuitamente numa lista BLOCTEL (www.bloctel.gouv.fr) de oposição à prospecção telefónica para deixar de ser prospecção telefónica por um profissional com o qual não tem qualquer relação contratual, em conformidade com a lei francesa n.º 2014-344, de 17 de Março de 2014, relativa à defesa do consumidor.

Qualquer consumidor pode subscrever esta lista gratuitamente em https://conso.bloctel.fr/index.php/inscription.php.

 

Artigo 13 - Suspensão-Terminação

O Cliente reconhece que a Spareka tem o direito de suspender e/ou encerrar sua conta imediatamente e de recusar a utilização dos Serviços por qualquer motivo, sem qualquer aviso prévio.

Os motivos de suspensão/terminação podem resultar, mas não estão limitados à violação destas Condições Gerais de Venda, ou dos documentos nelas incorporados por referência, um pedido judicial, um pedido feito por um Utilizador, as acções de um Utilizador que possam causar prejuízos financeiros ou envolver a responsabilidade judicial da Spareka ou dos Utilizadores.

Além disso, nem um Usuário, nem um Cliente, nem um terceiro pode responsabilizar a Spareka após o encerramento de uma conta.

 

Artigo 14 Responsabilidades

14  Geral

Spareka não será considerada responsável pela não execução do contrato celebrado devido à ocorrência de um caso de força maior e, em particular, no caso de uma greve total ou parcial dos serviços postais, transportadores e catástrofes causadas por inundações ou incêndios.

Com relação aos Produtos adquiridos para atender às necessidades profissionais, a Spareka não será considerada responsável por quaisquer danos indiretos, perdas operacionais, lucros cessantes, danos ou despesas incorridas como resultado do presente contrato.

A escolha e a compra de um Produto são da exclusiva responsabilidade do Cliente. Para este fim, o Cliente deve tomar especial cuidado para garantir que qualquer Produto encomendado no Website seja utilizado de acordo com a sua finalidade e em conformidade com as instruções do fabricante anexas ao Produto. Para além dos casos previstos nos artigos 6, 8, 9 e 10 destas Condições Gerais de Venda, a impossibilidade total ou parcial de utilização dos Produtos, nomeadamente por incompatibilidade do equipamento, não dará lugar a qualquer indemnização, reembolso ou responsabilidade por parte da Spareka.

A este respeito, Spareka lembra-lhe que os Produtos devem ser utilizados de acordo com o fim a que se destinam e devem ser manuseados com cuidado, em conformidade com as disposições das instruções do fabricante. A Spareka não será responsabilizada por qualquer dano, direto ou indireto, resultante da utilização dos Produtos em desrespeito a estes elementos e, mais genericamente, em desrespeito a qualquer regra básica de segurança.

Na sua qualidade de agente de vendas, a Spareka nunca poderá ser considerada responsável por qualquer dano sofrido como resultado de uma venda entre um Cliente ou um Vendedor. Em particular, a Spareka nunca poderá ser responsabilizada por qualquer defeito ou falta de conformidade do Produto vendido pelo Vendedor na Plataforma 

 

Caso o Cliente acredite ter sofrido tal perda, é sua responsabilidade informar diretamente o Vendedor. Como agente de vendas, a Spareka não tem obrigação de intervir em caso de litígio entre Vendedores e Clientes. Em caso de disputa, Spareka é liberada de todas as reivindicações, e qualquer dano presente ou futuro, presumido ou não, verificado ou não, resultante direta ou indiretamente de tais reivindicações.

14,2Limitação de responsabilidade

Se a Spareka for responsável por qualquer perda, a Spareka só será responsável pela compensação por danos diretos sofridos pelo Cliente como resultado de uma violação ou ato ilegal a ela atribuível.

Sem prejuízo dos direitos concedidos por lei aos Clientes, Spareka, seus diretores, diretores, empregados ou fornecedores não podem ser responsabilizados por qualquer perda econômica (incluindo, sem limitação, lucros cessantes, volume de negócios ou oportunidade), interrupção de negócios, problemas técnicos, perda de dados ou qualquer outro dano direto, indireto, especial, exemplar ou punitivo resultante do uso ou indisponibilidade do Site 

Artigo 15 Conteúdo do Website

Spareka toma todas as medidas necessárias para garantir que as informações em seu Website sejam confiáveis. No entanto, apesar da monitorização e atualização diária, não podem ser excluídas imprecisões técnicas, erros tipográficos ou omissões. Além dos casos de exercício do direito de rescisão, do direito de troca ou da implementação da garantia legal de conformidade nas condições estabelecidas nestas Condições Gerais de Venda, a Spareka não pode ser responsabilizada por estas informações errôneas.

Em particular, é lembrado que cada Vendedor que deseja oferecer seus Produtos para venda na Plataforma ou cria um Arquivo de Produtos ou utiliza Arquivos de Produtos existentes criados anteriormente por outros Vendedores, e a Spareka não será de forma alguma responsabilizada por qualquer informação errada nos Arquivos de Produtos.

Em todo caso, se um Utilizador detectar este tipo de problema, poderá comunicá-lo diretamente online à SPAREKA através do formulário de contato disponível em: https://www.spareka.pt/contact. Spareka irá agir o mais rápido possível para modificar esta informação.

 

Artigo 16 Modificação dos Termos e Condições Gerais de Venda

A Spareka reserva-se o direito de adaptar ou modificar as presentes Condições Gerais de Venda a qualquer momento. Em caso de alteração, serão válidos, para cada Encomenda, os Termos e Condições Gerais de Venda em vigor no dia em que a Encomenda foi realizada.

 

Artigo 17 Dados pessoais

A política de proteção de dados pessoais da Spareka visa informar os Clientes sobre práticas relativas a consentimento, coleta, uso, armazenamento, medidas de segurança, período(s) de retenção, destinatário(s) e compartilhamento de dados pessoais que o Cliente é levado a fornecer ao utilizar o Website, e em particular ao adquirir um Produto no Website.

As disposições relativas à proteção dos dados pessoais decorrentes da lei francesa sobre a protecção de dados de 6 de Janeiro de 1978, alterada pelo regulamento europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados ("RGPD") estão disponíveis no Website no seguinte endereço: https://www.spareka.pt/dados-pessoais

O Cliente tem o direito de acesso, retificação e oposição acerca dos dados pessoais que lhe dizem respeito. O Cliente deve contactar a Spareka directamente para este fim, escrevendo para o seguinte endereço: dpo@spareka.com. Para que Spareka possa satisfazê-los, cada pedido deve ser acompanhado dos elementos necessários para identificar o remetente : sobrenome, nome, e-mail e endereço postal.

Artigo 18 Lei aplicável - Litígios

Os presentes Termos e Condições Gerais de Venda, escritos em língua francesa e traduzidos para a língua portuguesa, serão executados e interpretados de acordo com a lei francesa, tanto no que diz respeito às normas de forma como de conteúdo.

Em caso de litígio, o Cliente deve primeiro contatar a Spareka para obter uma solução amigável. Na ausência de uma resolução amigável, e em conformidade com o artigo L 612-1 do Código do Consumidor, Spareka garante ao Cliente o recurso a um sistema de mediação de consumo. O Cliente deve contatar a Spareka diretamente para este fim, escrevendo para o seguinte endereço: www.medicys.fr.

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