Como guardar o combustível de um corta-relva a gasolina?

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Para começar bem a sua reparação

O tipo mais comum de corta-relva é o movido a gasolina, que é muito autónomo e não está ligado a uma tomada elétrica, mas é alimentado pelo seu tanque de combustível.

Caso tenha se esquecido de esvaziar o tanque do seu aparelho antes do inverno, é bastante normal que ele não arranque.

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Há um período de tempo ideal para armazenar gasolina no tanque sem que o corta-relva esteja avariado na primavera.

Corta-relva - Antes de começar a reparar

  • Antes de começar, desligue o dispositivo da corrente elétrica.
  • Utilize apenas peças de reposição compatíveis com o seu modelo.
  • Utilize luvas de proteção.

1 O tempo ideal de armazenamento da gasolina no tanque

  • Os especialistas em motores recomendam guardar a gasolina por menos de 3 meses. Após este período, o combustível degrada-se, mesmo sem chumbo. É melhor drenar o tanque do que armazenar o combustível.
  • Para a gasolina sem chumbo E10, o tempo de armazenamento não deve ultrapassar 1 mês.
  • Se tiver usado um aditivo, pode contar 12 meses ou até um pouco mais, dependendo da qualidade do combustível, mas alguns especialistas recomendam um máximo de 6 meses.

 

Assim, se deixar o seu corta-relva com gasolina durante todo o inverno, pode ter a certeza de que não arrancará quando quiser utilizá-lo na Primavera. Para este problema, é necessária uma limpeza do aparelho. Este processo custa cerca de 45 euros e só é feita pelos reparadores de motores. Fazer em casa não é uma boa ideia, pois não é seguro.

A melhor forma de evitar custos de reparação é drenar o equipamento antes do inverno. Colocar combustível novo no seu corta-relva irá garantir que não haverá problemas de arranque. É também uma ótima forma de garantir que o equipamento funcionará durante toda a estação.

Se teme que o seu corta-relva tenha peças defeituosas por ficar num ambiente seco, deve saber que não há risco de deterioração. Isso só fará bem ao seu aparelho de jardinagem. Além disso, se tiver o hábito de pôr gasolina fresca no carburador, este será otimizado, o que garantirá a longevidade do seu corta-relva.

O tempo ideal de armazenamento da gasolina no tanque


2 Características das diferentes gasolinas para corta-relvas

A gasolina é caracterizada pela sua octanagem, que é determinada pela quantidade e qualidade dos aditivos adicionados. A octanagem mede a capacidade de um combustível não se inflamar espontaneamente (sem faísca) quando misturado e comprimido num cilindro de motor de combustão interna.

Aqui estão alguns tipos de gasolina:

  • Com ou sem chumbo:
    • Para limitar a capacidade da gasolina auto-inflamar-se, adiciona-se chumbo.
    • No entanto, no início dos anos 2000, alguns peritos em combustíveis substituíram o chumbo, na Super 97, por potássio para limitar os danos ambientais causados pelos motores a gasolina.
  • Gasolina E10 - E85 para corta-relva:
    • E10 e E85 são codificações da porcentagem de bioetanol na gasolina.
    • É necessário saber que bioetanol ou agroetanol é um álcool (etanol) derivado de plantas.
    • A gasolina E10 pode conter 10% de bioetanol e 90% de gasolina, enquanto o E85 pode conter 85% de bioetanol e 15% de gasolina.

Características das diferentes gasolinas para corta-relvas

Nota: A escala de medida de octanagem é de 100% em relação à resistência do iso-octano à auto-ignição, portanto, se a gasolina tem um îndice alto de 98, é mais resistente à auto-ignição do que uma gasolina com um îndice baixo (por exemplo, 95).


3 Os diferentes tipos de gasolina para um corta-relva

A escolha da gasolina para o seu corta-relva deve ser levada a sério. Deve escolher um combustível adequado à concepção do motor do seu equipamento. Os modelos mais antigos (anteriores a 1990) requerem uma octanagem inferior. Isso diz respeito, especialmente, à gasolina comum. No entanto, os motores mais antigos precisam de certa proteção térmica das sedes das válvulas que levam o chumbo à gasolina.

4 importantes combustíveis de etanol à disposição nos postos para fornecer a energia necessária ao motor do corta-relva.

Os diferentes tipos de gasolina para um corta-relva

Hoje, para versões antigas de motores que não são compatíveis com gasolina sem chumbo, existem aditivos de substituição de chumbo feitos com potássio, que são desenvolvidos para proteger as sedes das válvulas a fim de garantir a confiança e a durabilidade do motor.

Em geral, os motores convencionais lançados em 2009 destinam-se a funcionar com velas "quentes " que rejeitam qualquer presença de etanol na gasolina. A maioria dos motores de corta-relvas fabricados depois de 2009 têm velas "frias".


4 Sem Chumbo 95 ou E5

  • A Sem Chumbo 95 ou E5 é um combustível premium sem chumbo com uma octanagem de 95. É, certamente, o mais antigo dos combustíveis disponíveis atualmente nos postos de abastecimento e deve ser substituído pel SP95-E10.
  • A Sem Chumbo 95 ou SP95 distribuída na bomba contém até 5% de bioetanol hoje em dia. São os motores de vela "quente" que são os mais compatíveis com a SP95.
  • Todos os motores de 4 tempos utilizados na motocultura são capazes de funcionar com SP95 (sem chumbo) com um máximo de 5% de bioetanol.
  • Aconselha-se aos proprietários de corta-relva a gasolina que utilizem SP95 pura para garantir bom funcionamento e durabilidade ao equipamento.
  • No entanto, se o motor do equipamento for antigo e datar de antes de 1990, terá de ser adicionado um substituto de chumbo à gasolina.

Sem Chumbo 95 ou E5


5 Sem chumbo 98 (E5)

  • A Sem chumbo 98 ou SP98 é distribuída na bomba e hoje contém até 5% de bioetanol.
  • É um combustível premium sem chumbo com uma octanagem de 98 para uso em motores lançados recentemente com velas "frias".
  • Esta gasolina destina-se a todos os motores de 4 tempos, no entanto, o combustível deve ter uma octanagem elevada.
  • Os motores que funcionam com SP95 também podem funcionar bem com SP98. No entanto, é importante estar ciente de que a composição química da SP98 é bem forte e torna o combustível mais detergente e, portanto, mais agressivo. É possível que algumas das peças elastoméricas que compõem o motor, tais como vedantes e mangueiras, fiquem danificadas com o tempo.

Sem chumbo 98 (E5)


6 Gasolina E85

  • Esta última, também conhecida como "super etanol", é composta por 85% de etanol e 15% de super sem chumbo, sendo uma gasolina reservada exclusivamente a motores flex.
  • Atualmente, não existem corta-relvas com motores flex que possam funcionar com E85 super etanol. Esse combustível pode causar problemas de arranque a frio, obrigando o proprietário a fornecer ao corta-relva componentes pesados e volumosos que, muitas vezes, não são apropriados.

Gasolina E85

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