Como remover o musgo e o líquen de um terraço?

Iniciante 20Mín
Especialista 10Mín
Dificuldade

Para começar bem a sua reparação

Osmusgos e líquenes são vegetais epífitos, isto significa que crescem sobre outras vegetais. Crescem nos telhados, nas paredes, nos ladrilhos de jardim, nos relvados e até nas árvores frutíferas. Estas plantas atacam facilmente as superfícies sujeitas a humidade. Estes vegetais são bons indicadores de poluição, porque se as árvores do seu jardim estiverem cobertas deles, é um sinal de umar limpo e saudável.

Porém, estes vegetais são muito invasivos e parece difícil erradicá-los completamente de uma área. Assim, para ajudá-lo a remover musgos e líquenes do seu jardim, eis algumas dicas práticas.

Lavadora de alta pressão - Antes de começar a reparar

As ferramentas necessárias:

  • Luvas Luvas

1 Soluções antimofo ecológicas e naturais

Existem várias soluções para remover completamente os musgos ou os líquenes do seu telhado ou outras áreas. É preferível que você opta por um produto antimofo orgânico que seja ecológico e econômico :

  • limão: o ácido cítrico do limão é uma das melhores formas de remover naturalmente o musgo, o líquen, os fungos e as algas. A acidez do limão faz com que estas plantas sequem em poucos dias. Depois, você só terá de removê-las.
  • bicarbonato de sódio e o sabão preto: adicione uma xícara de bicarbonato de sódio a 3 litros de água a ferver e deixe arrefecer. Depois escorra a mistura sobre a zona infectada e esfregue com uma vassoura. Deixe repousar durante pelo menos 2 horas e enxágue abundantemente com água limpa.
  • Cubra as áreas infestadas: utilize caixas de embalagem, tapetes ou lonas para cobrir as áreas infestadas. Fixe-as com pedras. Com à ausência de luz, o musgo murchará em poucos dias.
  • vinagre branco: é conhecido pelas suas propriedades muito fortes contra os musgos. Para isso, dilua 1 litro de vinagre em 1 litro de água quente. Depois pulverize a solução diretamente, se for possível, durante um dia de sol. Enxagúe rapidamente.
  • Aágua salgada ou osal: pulverize água salgada sobre as ervas daninhas ou faça um pequeno buraco ao nível da raiz das ervas daninhas e coloque sal por dentro.
  • Oóleo essencial de manjericão : misture algumas gotas com uma colher de sopa de sabão líquido Dr Bronner´s. É também uma boa maneira de remover musgo.
  • Cinzas de madeira frias: espalhe-as sobre o musgo no terraço ou no relvado e faça uma camada de pelo menos 3 cm de espessura.

 

Outras soluções podem também ser úteis para eliminar totalmente o musgo e o líquen:

  • Aágua do cozimento das batatas, que é conhecida por ser um excelente herbicida.
  • A água do cozimento da massa, aágua oxigenada e aágua sanitária também são bons para experimentar. Note que a água sanitária não deve ser usada em plantas ou árvores frutíferas, pois pode apodrecê-las e murchá-las completamente.

Soluções antimofo ecológicas e naturais


2 Opte por um produto antimofo

Se você não estiver interessado em remédios naturais ou se eles não foram suficientemente eficazes, o uso de produtos químicos antimofoé também uma maneira muito eficaz de combater o musgo e o líquen:

  • Porém, o uso destes produtos destrói os vegetais em questão e limita sua reaparição. Infelizmente, estes produtos têm efeitos indesejáveis sobre o ecossistema.
  • Depois de você ter pulverizado a solução, basta remover o musgo. Para melhores resultados, use um pulverizador.

 

Existe uma vasta seleção de produtos eficazes no mercado, mas você deve escolher aqueles que não são nocivos para outras plantas. Geralmente, todos os produtos antimofos disponíveis nas lojas de jardinagem são chamados fertilizantes antimofo.

Como o seu nome sugere, eles têm uma dupla função: eliminar o musgo e alimentar o relvado à custa do musgo. Note que estes produtos de tratamento são disponíveis em dois tipos: aqueles com e sem enxaguamento.

Opte por um produto antimofo


3 Remover manualmente o musgo

Uma das formas mais comuns de combater eficazmente a proliferação do musgo e do líquen é a "despumação" . Este método consiste em arrancar todas estas plantas parasitárias com uma escova de aço e com água, você pode também removê-las com uma faca, é o melhor método se tiver tempo.

 

Além disso, cada vez mais profissionais e particulares removem o musgo e o líquen com uma lavadora de alta pressão Karcher. Este equipamento é eficaz e tem a capacidade de desenraizar completamente os musgos.

No entanto, você deve notar que o jato de alta pressão só deve ser usado numa superfície muito sólida, pois, a potência do jato pode deteriorar a camada protetora e as juntas do revestimento da sua casa.

Remover manualmente o musgo

votar
Você achou útil
este conteúdo ?
Este conteúdo é útil para si?
Thank you for your reply!
Precisa de ajuda? Precisa de ajuda?
  • Diagnóstico de avarias GRATUITO
  • eu tenho uma pergunta