Por que a minha eletrosserra não liga?

Para começar bem a sua reparação

A vantagem das eletrosserras é que fazem menos barulho do que uma motosserra a gasolina. Assim, são uma ferramenta muito útil para pequenos trabalhos de jardinagem.

Após muito tempo sem uso, algumas partes de uma motosserra podem ficar danificadas. Quando a eletrosserra não arranca, pode haver várias razões para este problema:

  • o gatilho
  • o interruptor
  • o condensador
  • o motor

Em uma eletrosserra com fio, terá de verificar a tomada, o cabo de alimentação e o painel eléctrico.

Em uma eletrosserra a bateria, deve-se testar a bateria.

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1 Verifique a fonte de alimentação

Pode ser que o problema esteja na ligação do aparelho, portanto, primeiro certifique-se de que está ligado corretamente e de que a energia chega de forma adequada à tomada.

  • Para isso, pegue um multímetro e ajuste-o para a corrente alternada com o maior calibre do multímetro.
  • Coloque as pontas de contato na tomada. Se tiver um valor próximo a 230 volts, então o problema não está na tomada.
  • Se não tiver um multímetro, pode tentar conectar outro aparelho que funcione para ver se o problema vem da tomada.

2 Examine o cabo de alimentação

É importante verificar o estado do seu cabo de alimentação desmontando o aparelho, esvaziando o tanque de óleo e removendo a roda dentada.

  • Passe os dedos ao longo do cabo para verificar se há anomalias.
  • Se você sentir algum inchaço ou rachadura, então pode haver uma quebra dentro do cabo.
  • Ligue o seu aparelho à tomada.
  • Coloque o seu multímetro na posição volts e coloque o cursor no calibre mais alto.
  • Coloque as pontas de contato nos conectores do cabo de alimentação no interior do aparelho.

Se tiver um valor muito inferior a 230 V, troque o cabo.

Cabo
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3 Verifique o gatilho

  • É necessário verificar se o seu gatilho não está travado. Todas as eletrosserras têm um dispositivo de segurança: verifique que não está acionado.
  • Em seguida, procure por objetos que possam estar a bloquear o gatilho e remova-os, se houver.
  • Troque o gatilho, se estiver em um estado muito ruim .
Manípulo
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4 Teste a sua bateria

Será preciso testar a bateria com o multímetro na posição voltímetro, em um calibre maior ou igual à voltagem indicada na bateria. Se sua bateria não for removível, precisará desmontar a eletrosserra.

  • Esvazie o tanque de óleo e remova os fechos da roda dentada para abrir a máquina.
  • Se você tiver um conjunto de pilhas, coloque as pontas de contato, uma em cada lado da bateria. A soma dos valores de cada uma deve ser igual à voltagem indicada anteriormente.
  • Se tiver uma bateria com conector, coloque as pontas de contato nos conectores.
  • Se tiver uma bateria portátil
  • , coloque as pontas de contato nos pinos metálicos. Se nãoencontrar os valores de voltagem corretosentão será preciso trocar a bateria.

5 Examine o interruptor

Fará um teste de continuidade no interruptor. Para acessá-lo, desmonte a eletrosserra.

  • No interruptor, ajuste o multímetro para a posição ohmímetro (ohm) no valor mais baixo. Se você testar na posição de continuidade, o multímetro deve emitir um som.
  • Coloque as pontas de contato no interruptor. Se no multímetro aparecer OL ou se ele não emitir nenhum som, o seu interruptor está com defeito.
Interruptor
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6 Verifique a continuidade da bateria e do motor

É importante ver se a corrente passa entre a bateria e o motor. Para isso, desmonte a eletrosserra.

  • Primeiro, faça um controlo visual dos fios e conectores, que devem estar bem conectados e em bom estado.
  • Se você tiver uma placa eletrônica, faça nela um controlo visual.
  • Com o multímetro, faça um teste de continuidade, colocando uma ponta no conector da bateria e a outra nos pinos do motor
  • Se vir um valor pequeno ou se o seu multímetro emitir um som, então não há problema. Se não, repare a fiação ou mude a placa.

7 Teste o funcionamento do condensador

O condensador ajuda a ligar o motor, por isso é chamado de "condensador de partida". Ele tem forma cilíndrica e está localizado na lateral do motor.

  • Coloque o cursor do seu multímetro em microfarad.
  • Coloque as pontas de contato nos pinos do condensador.
  • Se o valor apresentado for igual ao indicado no condensador, o aparelho deve estar em boas condições. Do contrário, deverá ser trocado.
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8 Verifique o estado do motor

O problema pode estar no motor, por isso terá de verificar o seu funcionamento. Geralmente, o motor de um aparelho elétrico tem um rotor, um estator e, muitas vezes, de um carvão.

  • Desligue o motor da placa eletrônica e retire os carvões do motor.
  • Se tiverem menos de um centímetro de comprimento, troque-os. É recomendável que seja trocado o par de carvões.
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9 Teste o motor

O próximo passo é verificar se o funcionamento elétrico do motor está normal.

  • Coloque as pontas de contato do seu multímetro nos conectores do motor. Estes são os fios que ligam o motor à placa eletrônica.
  • Coloque o multímetro na posição ohms, no valor mais baixo
  • Gire as hélices. Você deverá perceber uma pequena alteração no valor exibido no multímetro.
  • Se o multímetro indicar 1 ou OL, o motor deve ser trocado.
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