Por que falta energia à minha roçadora a gasolina?

Para começar bem a sua reparação

A roçadora é uma ferramenta de jardinagem muito útil. Graças ao seu tamanho, pode entrar em lugares do jardim inacessíveis a um corta-relva, ou ser utilizada em declives e terrenos irregulares.

Existem dois tipos de roçadoras: a eléctrica e a térmica. A roçadora térmica funciona a gasolina, portanto não necessita de cabo de alimentação. É importante fazer uma manutenção constante nesta ferramenta de jardim, pois como outras só é utilizada em determinados momentos. Invernos longos podem danificar a máquina, por isso, tire sempre um tempo para verificar seu funcionamento e suas peças antes de utilizá-la.

Pode acontecer de a roçadora não arrancar na potência máxima, portanto você deve verificar as peças responsáveis por este problema:

  • a cabeça da roçadora
  • o sistema de corte
  • o filtro de ar
  • a embraiagem
  • o tanque
  • a vela,
  • filtro e mangueiras do tanque
  • o cano de escape
  • a membrana do carburador.
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1 Limpe a cabeça da roçadora

É possível que ervas daninhas ou pequenos ramos fiquem presos na cabeça da roçadora e atrapalhem o seu funcionamento.

  • Retire a caixa de plástico que protege o sistema de corte e limpe-a com um pano.
  • Retire a lâmina ou o fio da cabeça soltando os parafusos que a prendem ao cabo. Limpe o sistema de corte com um pano e monte tudo novamente.
Lâmina
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Como trocar a lâmina de uma roçadeira a gasolina?

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Fio de nylon
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2 Verifique o sistema de corte

  • A peça de corte do seu roçador pode estar danificada. Verifique o estado da bobina do roçador ou da lâmina . Nenhuma pode estar quebrada ou danificada.
  • Você também pode desmontar a bobina para limpá-la. Se a bobina ou a lâmina estiver muito danificada, troque a peça.
Bobina
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Como trocar a bobina de ignição de uma roçadeira a gasolina?

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Lâmina
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3 Limpe o seu filtro de ar

  • Verifique o estado do seu filtro de ar, que fica atrás da tampa de plástico. Ele não pode estar rasgado nem ter furos.
  • Limpe-o bem com uma escova, pano ou pistola de ar.
Filtro de ar
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Como trocar ou limpar o filtro de ar de uma roçadeira a gasolina?

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4 Verifique a embraiagem

As roçadoras têm uma embraiagem centrífuga na parte superior da máquina.

Retire a cabeça da embraiagem, verifique se a mola está quebrada ou solta. Se estiver, troque a peça.

Embreagem
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5 Verifique o cabo do acelerador

  • O problema pode estar no cabo do acelerador. Acione o gatilho da sua roçadora e verifique o cabo em toda a sua extensão para ver se está em boas condições.
  • Retire a tampa de plástico e veja se consegue ver o movimento do cabo ao premir o gatilho. Pode apertar os parafusos, pois as vibrações do motor podem afrouxá-los.
Cabo
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Como trocar o cabo de alimentação de uma roçadeira elétrica?

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6 Verifique o tanque

  • Abra o tanque e veja se há gasolina nele. Você pode mergulhar um bastão longo no tanque e ver se sai húmido.
  • Um combustível com mais de um ou dois meses pode perder as suas propriedades, por isso deve ser trocado e deve ser feita a mistura adequada à máquina.
  • Se a mangueira de combustível estiver furada, troque-a.
  • Verifique se a tampa do tanque está em boas condições. Quando ela está bem aparafusada, não há fuga de combustível. Se não parecer bem lacrada, troque-a.
Tampa do reservatório
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7 Limpe a vela

Se a vela estiver suja, não poderá produzir a faísca necessária para o arranque da roçadora.

  • Para acessar a vela, retire a tampa de plástico que protege o motor e solte-a com uma chave de velas.
  • Depois, basta limpá-la com uma escova ou um pano.
Velas de ignição
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8 Teste a vela

Uma dica simples para testar a vela de ignição da sua motosserra

Uma dica simples para testar a vela de ignição da sua motosserra

É possível verificar se a vela está a fazer faísca, pedindo ajuda a outra pessoa.

  • Remova a vela com uma chave de velas.
  • Segurando-a pelo cabo, coloque a outra extremidade da vela contra uma borda metálica do motor e peça a outra pessoa para dar partida.
  • Se a vela estiver a fazer faísca, então está funcional; se não, verifique de que não está húmida. Troque-a, se necessário.
Velas de ignição
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9 Examine o filtro do tanque e as mangueiras

  • O filtro do tanque, está localizado no fundo do tanque. Para limpá-lo, introduza um arame para pegar a mangueira. De posse do seu filtro, faça a limpeza.
  • As mangueiras que ligam o carburador ao tanque de combustível podem estar obstruídas ou danificadas. Para ver se há algo a bloqueá-las, basta retirá-las e pressioná-las com os dedos.

10 Examine o seu cano de escape

  • Certifique-se de que nada está a obstruir o seu cano de escape, Mergulhe-o numa bacia de amónia entre 12 e 24 horaspara remover qualquer resíduo.
  • O pistão do motor é visível: verifique se ele sobe e desce quando o gatilho de arranque é acionado.
  • Se você vir algum arranhão no pistão ou uma faísca quando ele estiver no fundo do cilindro, deve chamar um técnico.
Pistão
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11 Verifique a membrana do carburador

A membrana do seu carburador pode estar danificada ou até perfurada. Se for o caso, o motor pode não conseguir manter o combustível sob pressão. Esta peça de borracha preta é visível na parte inferior do carburador.

  • Para acessá-la, retire a tampa do carburador.
  • Assim que conseguir ver a membrana, verifique se não está danificada ou perfurada.
  • Também não deve estar rígida ou endurecida demais.
Carburador
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12 Limpe o carburador

O carburador controla a entrada de ar e gasolina para a câmara de combustão, permitindo, assim, a mistura de ar e combustível.

  • Retire os parafusos do carburador e remova, cuidadosamente, as diferentes peças: filtro de combustível, botão de ar, agulha, alavanca da agulha, etc.
  • Tire os restos de combustível colocando-os dentro de um recipiente.
  • Limpe cada abertura do carburador com um pano, escova ou uma bomba de limpeza.
Carburador
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